Pontos Turísticos

CENTRO HISTÓRICO

DCIM999GOPRO

O centro da cidade é pequeno e pode ser explorado a pé em algumas horas. As visitas não precisam ser em ordem, porque os pontos turísticos são bem próximos uns dos outros. O tour pelo centro é marcado por locais históricos como o Mercado Público Municipal, a Catedral Metropolitana, a Praça XV de Novembro, o Museu Victor Meirelles, o Palácio Cruz e Sousa, Calçadão Felipe Schimdt e aos sábados há ambientes como a Feirinha, pela manhã, e a Travessa Cultural Ratclif com muitos barzinhos, no final da tarde.

Tempo de ônibus: de 20 à 40 minutos.


SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

2-santo-antonio-lisboa

Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros bairros colonizados de Florianópolis. Ainda hoje esse local conserva a arquitetura açoriana tradicional e alguns de seus costumes fazendo relembrar as pequenas vilas do século XIX. Da praia se tem uma ótima vista da ponte Hercílio Luz e do continente. Além disso, a região é conhecida pelo seu centro gastronômico, cheio de restaurantes especializados em frutos do mar.

Tempo de ônibus saindo da UFSC: de 40 à 50 minutos.


RIBEIRÃO DA ILHA

3-ribeirao

O bairro Ribeirão da Ilha é um importante ponto histórico de Florianópolis. Foi colonizado pelos açorianos e no local ainda há hábitos e traços herdados por esses imigrantes, seja na cultura ou arquitetura preservada. Além desses aspectos, o bairro é conhecido por seu setor gastronômico desenvolvido, com restaurantes que servem frutos do mar de ótima qualidade.

Tempo de ônibus saindo da UFSC: de 1h30min à 2h30min.


LAGOA DA CONCEIÇÃO

4-lagoa

Localizada na região Leste de Florianópolis, a Lagoa da Conceição é próxima das praias da Joaquina, Mole, Galheta e Barra da Lagoa. Na Lagoa há presença de naturezas e belezas distintas que podem ser admiradas do alto, assim como toda sua extensão, no mirante localizado no morro da Lagoa. Nesse bairro está uma grande quantidade de barzinhos, lojas, feirinhas, bons restaurantes, música e muita cultura. Além disso, lá se pode praticar esportes aquáticos como o caiaque e stand up e encontrar grandes gramados para fazer piqueniques ou slack line.

Tempo de ônibus saindo da UFSC: de 40 à 1h.


MIRANTE DO MORRO DA CRUZ

5-morro-da-cruz

O Mirante do Morro da Cruz é o principal mirante da cidade. Ele se localiza no topo do morro, na região central de Florianópolis, a 285 m de altitude. Lá do alto se tem uma linda vista panorâmica de toda a região central da capital, como as baías Norte e Sul, as três pontes, assim como os bairros do continente, os municípios de São José, Palhoça e Biguaçú e os morros que rodeiam a região metropolitana da Grande Florianópolis.

Tempo de ônibus saindo da UFSC: de 30 à 40 minutos.


PONTE HERCÍLIO LUZ

6-ponte

Cartão postal mais famoso de Florianópolis, a ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 1926 e está inativa a mais de 20 anos por uma medida de segurança. Hoje a Hercílio Luz está em reforma e somente enfeita a paisagem. Ainda, próxima à Ponte e ao lado do Parque da Luz, há a Praça Hercílio Luz que proporciona uma vista panorâmica da ponte Hercílio Luz e das três pontes que fazem a ligação ilha-continente.

Tempo de ônibus saindo da UFSC: de 40min à 1h.


PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE

7-parque

Situado no bairro do Córrego Grande, região central de Florianópolis, o Parque Ecológico conta com uma infraestrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis. A grande atração do lugar são as trilhas ecológicas, os saguis que aparecem entre as árvores e locais para piqueniques. Ao todo, são 131 metros em meio à mata nativa com mais de 100 espécies de árvores identificadas.

Tempo de ônibus saindo da UFSC: de 10 à 20 minutos.